terça-feira, 15 de setembro de 2009

TABAGISMO EM ARACAJU

 
Publicado em: 14/09/2009 14:45:10
Vereadores de Aracaju debatem sobre tabagismo


Em Sessão Especial, realizada na Câmara Municipal de Aracaju (CMA),  nesta segunda-feira, 14/9, os vereadores discutiram o teor do Projeto de Lei 68/2009, de autoria do vereador Emmanuel Nascimento (PT), que trata da proibição do uso de fumo e seus congêneres em locais fechados: públicos e privados.

A palestra foi aberta pela coordenadora estadual do Programa de tabagismo da Secretaria de Estado da Saúde, Livia Angélica que adiantou que nada tem contra as pessoas que fumam. A  grande preocupação é também defender aqueles que não fumam e estão sendo prejudicados de forma passiva, acrescentou.
A oradora destacou ainda sobre importância da aprovação do projeto que tramita na CMA, notadamente, por tratar-se de uma luta em defesa da vida.  Quero parabenizar o vereador Emmanuel Nascimento pela iniciativa e conclamar os vereadores a atentarem bem para esta questão, mesmo sabendo que trata de algo  capaz de transformar costumes e a maneira de viver das pessoas, frisou.
A coordenadora estadual  da Atenção Básica  da SES, Ana Débora Santana, disse entender que este tema não tem como objetivo discutir a proibição do indivíduo que fuma , mas discutir a defesa daqueles que são prejudicados, mesmo sem fumar. Santana também parabenizou o autor do projeto pela ousadia em colocar para discussão algo que  envolve mudanças  de comportamento humano, porém considera importante defender a vida, transformando este projeto em lei.
Como convidados, participaram da sessão especial: o secretário de Estado, Rogério Carvalho,  a coordenadora estadual do Programa de Tabagismo da Secretaria  de Estado da Saúde (SES), Lívia Angélica da Silva,  o presidente do Conselho Municipal de Saúde, Marcos Luiz Macedo Santana, o presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Álvaro Egerland e o presidente do Sindicato de Hotéis, Restaurantes, Bares e Similares de Sergipe, Manoel Lisboa.
Opiniões
Falando em nome do Conselho Municipal de Saúde,  Marcos Luiz Macedo Santana afirmou que não considera o projeto polêmico, pois já é do conhecimento de todos que o fumo é prejudicial à saúde. No entanto, concorda que algo seja feito no sentido de defender a integridade física das pessoas que não fumam. Para  o palestrante,  é importante que os legisladores encontrarem  um texto adequado, lembrando que vender e fumar não é proibido.Coloco à disposição desta Casa o nosso Conselho e convido o autor do projeto para discutir  junto às comunidades que também serão convidadas para tal, reforçou.
Já presidente da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes, Álvaro  Egerland, destacou que a forma como este tema vem sendo discutido em Aracaju, é bem diferente de como foi tratado em São Paulo, quando de forma radical aprovaram uma lei que terminou causando sérios transtornos à sociedade.  No Brasil  foi gasto uma fábula na divulgação do cigarro e não se pode de uma hora para outra tirar o direito dos fumantes, comentou Egerland dizendo ser favorável em relação a criação de locais destinados aos fumantes e coibir o uso do fumo em locais a exemplo de supermercados e  farmácias, onde as pessoas  têm necessidade de frequentar.
Na sequência,  o secretário de Estado da Saúde, Rogério Carvalho disse ter um visão diferente de quase tudo o que foi discutido, pois entende que não se deve permear esta questão discutindo em qual lugar deve ser liberado ou proíbido o fumo. Para o secretário a questão é defender a vida, pois o fumante vive em média menos 25 anos e muitos terminam sendo vítimas de AVC, infarto, trombose e outros tipos de doenças que custam muito alto ao estado em termos de tratamento e mais ainda aos seus familiares que precisam lidar diariamente com estes doentes.
Vereadores
Concluída a participação dos convidados, o primeiro vereador a utilizar a tribuna para tecer suas considerações foi Emerson Ferreira (PT). No seu entendimento, a questão  deve ser tratada com uma meta bem definida.  Não é aconselhável defender o lucro, e sim priorizar a vida completou.
O vereador do PDT, Moritos Matos, questionou à Dra. Ana Débora sobre o que tem sido feito para combater o aumento do número de jovens  e das mulheres  em realação ao vício Em resposta, Débora informou que o Programa Conte Comigo é voltado para a orientação dos jovens e vem sendo desenvolvido  com sucesso e que em relação à mulheres,  existe o Programa Bem Mulher, que também trata deste tema e de outros temas.
O segundo secretário da CMA, Danilo Segundo (PSB)  disse considerar a discussão muito interessante, pois todos sabem os prejuízos causados pelo uso do fumo e disse entender que o governo gasta muito mais com a recuperação do que com a prevenção e que é fundamental dificultar  o uso do cigarro, já que proibir não é possível.
A vereadora Rosangela Sanatana (PT) citou que no seu caso, que fuma desde os 15 anos de idade, fica muito difícil deixar o vício.. Porém a parlamentar se considera uma fumante consciente e que  aos poucos vem reduzindo o uso do cigarro, além de se policiar não fumando em determinados locais.
O parlamentar do DEM, Juvêncio Oliveira, mostrou-se preocupado com a vereadora Rosangela, porém tem certeza de que a mesma serve de exemplo , mostrando que com força de vontade é possivel deixar de fumar. Para Oliveira quanto mais campanhas forem feitas, mais fácil  fica mostrar, pricipalmente aos jovens, que o fumo causa muitos prejuízos à saúde.
O vereador Fábio Mitidieri (PDT)  afirmou que os fumantes, como pessoas conscientes, reconhecem os prejuízos que o vício podem causar, mesmo fumando. Mitidieri defende a implementação de campanhas educativas para mudar  a vontade daqueles que ainda pensam em começar a fumar.
A vice-presidente da Câmara, Miriam Ribeiro (PSDB), elogiou o autor do projeto pela importância do tema e disse considerar salutar defender a vida e tentar salvar pelo menos a juventude do uso do fumo.

Um comentário:

Blog Espírita Celeiro de Luz disse...

Um clima de sonho se espalha no ar,
Pessoas se olham com brilho no olhar,
A gente já sente chegando o Natal,
É tempo de amor, todo mundo é igual.
Os velhos amigos irão se abraçar,
Os desconhecidos irão se falar,
E quem for criança vai olhar pro céu
Fazendo pedido pro velho Noel
Se a gente é capaz de espalhar alegria,
Se a gente é capaz de toda essa magia,
Eu tenho certeza que a gente podia
Fazer com que fosse Natal todo dia!
Um jeito mais manso de ser e falar,
Mais calma, mais tempo pra gente se dar.
Me diz porque só no Natal é assim?
Que bom se ele nunca tivesse mais fim!
Que o Natal comece no seu coração,
Que seja pra todos, sem ter distinção.
Um gesto, um sorriso, um abraço, o que for,
O melhor presente é sempre o amor.
(Roupa Nova)

Que teu Natal e dos que te cercam seja pleno de paz e alegria.
Um fraterno abraço.

JOÃO MANOEL APRESENTA...